São vários os fatores que contribuíram para o crescimento da área de segurança eletrônica em 2021 dentre elas, vigência da lei geral de proteção de dados – LGPD.
Empresas que aderiram ao trabalho em homeoffice, empresas que foram forçadas a se digitalizar, empresas que migraram suas aplicações locais para a nuvem, empresas que migraram da nuvem para soluções locais por conta de custos recorrentes.
O mercado de TI em geral cresceu e com ele as oportunidades de negocio, em contra partida rackers e pessoas mal intencionadas também notaram essa crescente e buscam constantemente brechas para roubar informações, utilizar recursos de servidores de forma indevida, sequestro de informações, vírus e todo tipo de golpe.
Visto esse cenário ressaltamos a importância de blindar seu ambiente, firewalls e bons anti-virus ajudam e muito inibir esses tipos de ataques.
HANSOWARES
Esse nome causa arrepios em muitos profissionais da área de tecnologia, é um tipo de virus que criptografa todos os arquivos do computador e geralmente não há como reverter a não ser que seja pago um valor de resgate das informações.
Para profissionais da área de infraestrutura é uma enorme responsabilidade protejer seu ambiente de ataques do tipo e garantir que mesmo que aconteça haja formas de restaurar as informações.
Aqui estão alguma dicas para inibir ataques, recuperar e assegurar seus arquivos e computadores.
– Implanção de Firewall. (Permite o controle dos pacotes que entram e saem de sua rede).
– Anti-Virus. (Identificam pacotes com conteúdo malicioso e evitam sua execução).
– Backup em nuvem. (Mantém a cópia de seus arquivos em outro ambiente completamente apartado).
– Boas Praticas de uso. (Não instalar softwares de sites não confiaveis e não executar arquivos de e-mails suspeitos “fishing”, são as mais relevantes).
Conte sempre com um profissional de sua confiança para orientar sobre
as melhores práticas, afinal quanto vale as informações de sua empresa???