Upgrade de processadores – Como e quando Fazer?
A promessa que a possibilidade de atualização dos servidores e computadores podem prolongar sua vida útil é um dos argumentos de venda de diversos fabricantes. Mas fazer um upgrade no servidor vale a pena?
Uma das vantagens de utilizar um servidor Windows ou Linux é esses sistemas permitem fazer algumas atualizações de hardware para prolongar sua vida útil. Essas atualizações podem ser simples e funcionais, porém também podem causar muita dor de cabeça.
Alguns componentes são mais fáceis de atualizar do que outros. Acrescentar ou substituir placas de rede, modems, memória RAM e placas gráficas geralmente são atualizações mais simples, indolores e podem facilmente prolongar o uso do servidor.
Quando fazer upgrade no servidor?
Além das questões técnicas, a resposta óbvia dessa pergunta é a suposta economia conseguida por substituir apenas parte do sistema. Mas essa resposta simplista não é válida para todas as situações. A maioria das empresas SEM um departamento de TI estruturado acredita que apenas aumentar a performance do sistema já resolve todos os problemas.
Essa é uma verdade parcial, pois algumas atualizações feitas no servidor merecem mais cuidado que outras. Instalar uma nova placa de rede ou acrescentar mais memória é relativamente simples e pode ajudar, porém nem sempre vale a pena fazer atualizações radicais em servidores ou storages antigos, sob pena de correr riscos com a interrupção dos serviços.
A necessidade de upgrade geralmente é constatada pela diminuição da performance, falta de capacidade de armazenamento ou outros problemas técnicos que impedem o bom funcionamento dos servidores.
Em muitos casos, a instalação descontrolada de novas aplicações é causa dessa lentidão no servidor. A expansão dos negócios também leva ao aumento natural do número de usuários acessando o sistema, que também compromete a performance dos serviços prestados.
Finalmente, o uso massivo do equipamento ou, em alguns casos, apenas atualizar os sistemas operacionais e aplicativos por versões mais recentes também exigem novos equipamentos, sob pena dos servidores e sistemas de armazenamento em uso não conseguirem mais atender satisfatoriamente as necessidades da empresa.
Dicas antes de comprar qualquer componente
Um servidor lento não é necessariamente um candidato à upgrade. Uma auditoria no sistema e a remoção de aplicativos não utilizados podem trazer melhor performance, sem a necessidade de substituição de componentes.
O investimento em atualizações mais radicais também não vale a pena. Os custos das atualizações no servidor serão em grande parte determinadas pela configuração e idade do equipamento. Substituir motherboard, memória e fonte simultaneamente pode ser mais caro que comprar um computador novo.
É importante antes de mais nada identificar qual o recurso esta demandando o upgrade, se processador, memória ou armazenamento, para isso é necessário conhecimento técnico e analise de acordo com o Sistema Operacional instalado, no caso nesse post explicamos especificamente como fazer o upgrade de processadores.
Substituindo o processador por um superior.
A compra de um novo processador envolve a analise do modelo em questão e a compatibilidade do mesmo com o processador almejado, para isso sigo os passos abaixo para descobrir qual modelo compativel com seu servidor.
- Tenha em mãos o modelo exato do seu servidor, incluindo geração.
- Procure nas especificações do fabricante o datasheet do equipamento ou especificações. (Você também pode pesquisar o modelo atual e identificar a qual família de processadores ele pertence.
- Analise os processadores compatíveis de acordo com a família informada (ex 2600 v2 family).
- Após analisar todos os processadores compatíveis de acordo com modelos e veja qual melhor atende sua demanda.
- Procure um profissional capacitado para a troca ou faça com muita cautela para não danificar os pinos do socket.
- Em alguns casos se faz necessário a atualização da BIOS para o perfeito funcionamento.
Conclusão
A troca de um processador permitirá estender a vida útil de seu equipamento mas nem sempre é a melhor opção vai varias de acordo com o plano de expansão da empresa em determinado período, confirá o video abaixo onde explicamos com detalhe esses passos para o upgrade e conte conosco caso tenha alguma dúvida.
Link
Espero que tenha gostado, não esqueça de se inscrever em nosso canal, assim nos incentiva a criar cada vez mais conteúdos.